Linha do Tempo

1997

  • Topcom 1
  • Participaram 10 equipes formadas por alunos dos cursos de Engenharia e/ou Ciências da Computação. As linguagens de programação permitidas eram C, Pascal e Modula-2. A premiação aos vencedores foi o acesso grátis (porém limitado) à internet para cada integrante da equipe vencedora.

1999

  • Topcom 2
  • Tal como na primeira edição, a segunda edição também teve a participação de 10 equipes formadas por alunos dos cursos de Engenharia e/ou Ciências da Computação. As linguagens de programação permitidas eram C, Pascal e Modula-2. A premiação foi o acesso grátis à internet.

2004

  • Topcom 3
  • Obteve proporções bem maiores que as edições anteriores, contando com o patrocónio de diversas instituições e empresas, além do apoio da SBC. Equipes com estudantes de outras instituições também participaram do torneio. As linguagens de programação permitidas foram C, C++, Pascal e Java. A premiação foi composta por medalhas para as 3 melhores equipes, troféu para a instituição da equipe vencedora, bônus de R$ 360,00 reais em compra de livros para a terceira colocada e a cobertura dos custos de partipação da equipe vencedora na primeira fase de Maratona de Programação.
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2006

  • Topcom 4
  • A quarta edição do torneio, apesar de não ter sido um evento de grande porte, marcou o início da periodicidade do torneio, tornando-se um evento anual..
  • Acesso ao site

2007

  • Topcom 5
  • Contando com o patrocínio da FACITEC e o apoio do grupo Suporte (DI-UFES), essa edição obteve o maior número de partipantes até então, 16 equipes. Como premiação, a equipe vencedora ganhou a incrição na primeira fase da Maratona de Programação. Os vencedores do Topcom também venceram a primeira fase da Maratona e conseguiram a 14 ª posição na fase nacional, melhor resultado de uma equipe capixaba até então.
    Um detalhe importante a ser lembrado é que em todas as edições o número de vagas sempre se esgotou.
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2008

  • Topcom 6
  • Contou com a participação de 10 equipes da UFES e 2 da UVV. Como premiação, as três primeiras equipes tiveram suas inscrições pagas na Maratona de Programação e a primeira colocada ainda ganhou um bõnus de R$ 300,00 na compra de livros científicos. Ainda nesse ano, o PET também realizou a fase regional da Maratona de Programação na UFES. Participaram desse evento, 4 equipes da UFES, 2 da FAESA e 2 da UVV. A equipe NULL, vencedora da fase regional, ficou em 4° lugar na final nacional, conquistando assim, o direito de ir para a final mundial em Estocolmo na Suécia. Nunca antes uma equipe da UFES havia se classificado para as finais mundiais!
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2009

  • Topcom 7
  • As quatro primeiras equipes foram inscritas para a fase regional da Maratona de Programação, sendo que duas equipes foram classificadas para a final nacional, ocorrida em Campinas-SP. As equipes tiveram uma boa participação, obtendo a 32º e a 43º colocação de 51 equipes, destacando o Espírito Santo com 2 times entre os 51 melhores do Brasil. Os resultados anteriores colocam o município e o estado em uma posição de destaque no âmbito nacional de programação de computadores.
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2010

  • Topcom 8
  • Em 2010 foram 26 equipes inscritas (recorde de participantes). Na edições o evento foi patrocinado pela empresa ISH Tecnologia. As três melhores equipes foram inscritas na fase regional da Maratona de Programação, sendo sempre uma delas classificada para a final nacional, realizada em Joinville-SC. Uma das equipes ficou em 15º lugar, destacando o Espírito Santo com bons resultados entre as melhores equipes do Brasil.
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2011

  • Topcom 9
  • Em 2011, 26 equipes inscritas assim como em 2010. Também como no Topcom 8, a edição o evento foi patrocinado pela empresa ISH Tecnologia. As três melhores equipes foram inscritas na fase regional da Maratona de Programação, sendo sempre uma delas classificada para a final nacional, realizada em Goiânia-GO (2011). Uma das equipes ficau em 23º lugar, colocando o Espírito Santo entre as melhores equipes da maratona nacional.
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2012

  • Topcom 10
  • O Topcom 10, assim como em 2010 e 2011, tiveram 26 equipes inscritas. Nas três edições o evento (2010, 2011 e 2012) foi patrocinado pela empresa ISH Tecnologia. As três melhores equipes foram inscritas na fase regional da Maratona de Programação, sendo sempre uma delas classificada para a final nacional, realizada em Joinville-SC (2010) e Goiânia-GO (2011 e 2012). As equipes ficaram em 15º, 23º e 30º lugar respectivamente.
  • Acesso ao site

2013

  • Topcom 11
  • Contou com o patrocínio da NEXA e da VIXTeam, ambas empresas do Espírito Santo no ramo de tecnologia. Nesta edição, um resultado inédito: a equipe vencedora foi aquela com integrantes do Ensino Médio, a OBI Team. Todos os três integrantes da equipe participaram do Introcomp, um projeto do PET Engenharia de Computação destinado a iniciar estudantes do ensino médio na programação. Como não haviam ingressado no Ensino Superior, os primeiros colocadas não puderem ser matriculados na Maratona.
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2014

  • Topcom 12
  • Contou novamente com o patrocínio da VIXTeam, além do novo apoio da XPD, empresa relativamente nova no ramo capixaba de tecnologia. Nessa edição participaram 24 equipes, e novamente uma equipe formada por alunos do ensino médio venceu o torneio. Assim como em 2013, a equipe DoDadalto não pôde ser inscrita na Maratona. A equipe TLE, formada por alunos do campus de São Matheus, ficou em 31º lugar entre as 58 equipes na final brasileira.

2015

  • Topcom 13
  • O Topcom 13 contou com o patrocinio da Mogai, VIXTeam e Resultate. Foram 26 equipes no total. Em primeiro lugar ficou a equipe DoDadalto do IFES, em segundo a equipe Funay deu Rage no guigui da UFES e em terceiro Lugar equipe TLE da UFES Campus São Mateus.
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2016

  • Topcom 14
  • O Topcom 14 contou com o patrocínio da VIXTeam e da Resultate. Foi um dos anos com maior número de participantes entre todas as edições: 33 equipes, 99 competidores. A equipe TLE da UFES Campus São Mateus ficou em 1º Lugar seguida da equipe No UVA Passa da UFES e a equipe Triplex do Lula também da UFES em 3º Lugar.
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2017

  • Topcom 15
  • A edição bateu recode! Contando com o patrocínio da PicPay, Resultate, Vixteam e Primelan, tiveram 34 equipes, sendo 102 participantes. Os campeões foram a equipe Over9k, da UFES Vitoria, seguido pelo Padrão FIFO, da UFES São Mateus. E o 3º lugar foi da equipe Francamente, também da UFES Vitoria.
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2018

  • Topcom 16
  • O Topcom 16 contou com o patrocínio da Resultate, Wine e Seeds. Assim como na edição anterior, tiveram 34 equipes, sendo 102 participantes. Os campeões foram a equipe "Man Java", seguido pelo "Read Alert" e o 3º lugar foi da equipe "Vida que segfault", ambos da UFES Vitoria.
  • Acesso ao site

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